O desenvolvimento de um Transtorno Depressivo costuma se dar pela combinação de fatores genéticos, biológicos e ambientais. É comprovado cientificamente que pacientes depressivos sofrem de alteração no funcionamento químico cerebral, pois há uma resposta orgânica ao desequilíbrio psicológico. A predisposição genética, assim como fatores ambientais, tais como o estresse, traumas, e a perda de um ente querido, são fatores de risco para o desenvolvimento da depressão. Disfunções hormonais e o uso de substâncias químicas também podem desencadear o aparecimento da doença.
Tão natural quanto as funções fisiológicas diárias que ocorrem no nosso corpo, como a respiração e o batimento cardíaco, as emoções também fazem parte do sistema humano e ocorrem de forma involuntária. No entanto, as emoções são reações psicofisiológicas, isto é, afetam tanto o corpo físico como o nosso psicológico.
A timidez é um comportamento comum a muitas pessoas e podemos pensá-la como um traço da personalidade do indivíduo, que não necessariamente significa algo negativo. Quer tenhamos maior tendência a sermos introvertidos ou extrovertidos, todos podemos vivenciar esse sentimento de timidez em algum (ou em muitos) momento(s) da vida, especialmente quando nos encontramos em situações de exposição social.