Segundo psicólogos especialistas em terapia de família, quando há traição em um relacionamento e o casal tem filhos, este evento afetará a família inteira em questão e não apenas os parceiros. É como se o filho também se sentisse traído e isso pode gerar um sentimento de insegurança na criança, o qual perdurará boa parte da vida se não for devidamente compreendido e superado.
Cada vez torna-se mais recorrente na sociedade as novas configurações de família, desde a união entre duas pessoas divorciadas, até o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Felizmente, o preconceito é cada vez menor em relação às preferências alheias e o respeito aumenta proporcionalmente à aceitação.
Uma situação cada vez mais comum de encontrarmos é a de casais que se unem, mas que já haviam constituído uma família antes e, em muitos casos, possuem filho (s) dessa outra relação.
Educar um filho não é uma tarefa simples, nunca o foi, mas na sociedade atual esse desafio se torna ainda maior devido a quantidade de estímulos e acesso à informação que temos no mundo moderno.
Saber o que é melhor para o desenvolvimento daquele indivíduo e conseguir transmitir de forma eficaz esses ensinamentos, saber como se comportar frente a diferentes pontos de vista e conseguir dialogar sobre essas diferenças, conseguir manter-se calmo em situações de enfrentamento são alguns exemplos de desafios que todos os pais irão se deparar em algum momento de suas vidas.
É unanime entre as diferentes linhas de estudo da Psicologia, bem como de outras ciências como a Pedagogia e a Psiquiatria, o entendimento de que o período de vida que compreende a infância é determinante na vida do indivíduo, interferindo na criação da sua personalidade, bem como no desenvolvimento de valores pessoais e até traumas. Podemos dizer que o que somos hoje é, em parte, reflexo das experiências que tivemos nos primeiros anos de vida.