All for Joomla All for Webmasters

Blog

Emoções fortes: como lidar com elas?

Tão natural quanto as funções fisiológicas diárias que ocorrem no nosso corpo, como a respiração e o batimento cardíaco, as emoções também fazem parte do sistema humano e ocorrem de forma involuntária. No entanto, as emoções são reações psicofisiológicas, isto é, afetam tanto o corpo físico como o nosso psicológico.

Mas afinal, o que são as emoções? De forma geral, podemos definir as emoções como expressões afetivas acompanhadas de reações do organismo, sempre em resposta a algum acontecimento. E elas são extremamente importantes para os seres humanos, pois auxiliam na nossa adaptação ao ambiente que vivemos.

Quando pensamos nas alterações psicológicas decorrentes das emoções, podemos dizer que estas interferem nas funções cognitivas, como a memória, atenção e concentração, e também nas reações comportamentais, com a impulsividade e agitação. No que diz respeito à fisiologia, as emoções podem alterar expressões faciais, a voz, níveis hormonais e ainda desencadear reações orgânicas como suor excessivo e aumento do batimento cardíaco.

As emoções podem ser tanto positivas e agradáveis, como negativas e indesejadas. Exemplos de emoções positivas são a alegria e o prazer, já algumas emoções negativas que inevitavelmente vamos experimentar ao longo da vida são a raiva e o medo. Ter emoções, sejam elas agradáveis ou não, é natural da experiência humana, no entanto quando elas tomam uma proporção desmedida, excessiva, então se tornam um problema.

Quando as emoções vão ao extremo, corremos o risco de perder o controle do nosso comportamento. Por isso é importante aprendermos a lidar com as emoções e não deixar que elas tomem conta de nós. Entender que as emoções intensas não são nossas inimigas, mas sim um sinal de que devemos ficar alertas e nos voltar para dentro de nós, buscando compreender e lidar com essa onda de sensações, é um sinal de maturidade emocional.

Existem algumas técnicas que nos ajudam a desenvolver este autocontrole emocional, abaixo listo algumas delas:

  • afirmações positivas: quando desfocamos nossos pensamentos da emoção negativa, nós enfraquecemos ela, por isso devemos pensar em coisas positivas. Emoção e pensamento estão intimamente ligados, então usamos a força do pensamento para regular nossas emoções e ações;
  • ensaio mental: visualizar a situação problemática solucionada, imaginar que a emoção indesejada já passou e que está tudo bem, também auxilia na desconstrução do sentimento negativo;
  • respiração profunda: oxigenar nosso corpo faz com que o cérebro funcione melhor, nos deixando mais calmos. Para aumentarmos os níveis de oxigênio no corpo, basta fazer uma respiração mais profunda – contamos até quatro enquanto inspiramos o ar, seguramos os pulmões cheios por dois segundos, depois novamente contamos até quatro e esvaziamos totalmente os pulmões.

Tags: Emoções, Autoconhecimento