All for Joomla All for Webmasters

Blog

Descubra como sua linguagem corporal fala sobre sua personalidade

O estudo sobre a linguagem do corpo descreve as associações existentes entre as manifestações do corpo físico e os processos psíquicos e sensoriais do ser humano.

Sendo o corpo o guardião de nossa verdade, porque carrega em si a experiência de toda a nossa vida - conforme constata a autora Alice Miller no livro “A Revolta do Corpo” -, a maneira como nos portamos, movimentamos e vestimos, assim como a maneira de falarmos, falam muito a nosso respeito. Muitas vezes o que expressamos gestualmente não condiz com aquilo que desejamos transparecer, mas sim com o que de fato estamos vivendo internamente.

A Análise Bioenergética, criada por Alexander Lowen, fundamenta-se nas teorias de Sigmund Freud e Wilhelm Reich e tem a visão do homem como um todo, onde mente e corpo interagem através de processos energéticos. O corpo é o depositário das emoções e é através dele que se reconhece o que se sente e quem se é. Um estudo da Universidade da Califórnia comprova esta teoria, mostrando que apenas 7% da nossa comunicação é baseada nas palavras: 38% vem do tom de voz e os restantes 55% provêm da linguagem corporal.

Ao ficarmos de pernas ou braços cruzados, por exemplo, sinalizamos que mental, emocional e/ou fisicamente estamos bloqueados perante a situação que estamos presenciando. E isto ocorre de forma inconsciente. Quando espelhamos a linguagem corporal de alguém, o que também ocorre de forma involuntária na maioria das vezes, significa que estabelecemos um vínculo com a outra pessoa, ou seja, a conversa está fluindo bem e estamos receptivos à sua mensagem.

A leitura corporal confia que cada sinal do corpo físico traz sua significância e permite a percepção do que está saudável e também do que está adoecido naquele ser. Usar estes sinais é útil e eficaz, pois facilita nosso processo de autoconhecimento, ao repararmos em nosso próprio corpo estes indicativos, assim como também nos possibilita interagir mais conscientemente com os outros e com o mundo a nossa volta.

Tags: Autoconhecimento