Autocuidado: a arte de amar a si mesmo
Considerando que o homem é um ser complexo e que possui diferentes dimensões, desde a física (a mais densa) até a espiritual (a mais sutil), quando falamos da importância de nos cuidarmos devemos englobar todas as esferas que nos compõem. Autocuidar-se é assumir a responsabilidade perante a própria vida, sem negligenciar as necessidades básicas que possuímos e nem esquecer dos sonhos que nos movem, afinal nossa felicidade está ligada ao equilíbrio de tudo aquilo que nos envolve.
Podemos considerar que atitudes de autocuidado envolvem hábitos saudáveis e que priorizem o próprio bem-estar, dentre os quais podemos destacar:
- praticar exercícios físicos com regularidade;
- ter uma alimentação saudável e equilibrada;
- dormir adequadamente;
- manter uma vida social ativa;
- fazer meditação ou outra prática que tranquilize a mente;
- aprender a dizer “não” e a expor seus pensamentos e sentimentos;
- manter uma rotina ativa e planejada, otimizando seu tempo;
- buscar a concretização dos seus sonhos.
Além dos cuidados descritos acima, outro ponto de significativa importância que devemos estar sempre atentos refere-se aos pensamentos que alimentamos. A nossa mente, durante o período que estamos acordados, está em constante atividade e o material que ela produz (ideias, recordações, conclusões, etc.) muitas vezes não são positivas para nós. Para nos sentirmos equilibrados, é fundamental que cuidemos dos pensamentos que alimentamos em nossas mentes e isso é uma das chaves para que o cuidado que temos conosco seja efetivo.
No entanto, desenvolver o controle sobre nossos pensamentos não é fácil, por isso faz-se necessário aprimorar nosso autoconhecimento. Ao ampliarmos nossa consciência sobre nós mesmos e entendermos melhor a forma como funcionamos, isto é, nossos padrões mentais e comportamentais, conseguiremos lidar melhor com nossos instintos e pensamentos automáticos, criando maior autonomia sobre nós mesmos. E a psicoterapia é uma ótima ferramenta para nos auxiliar nesse processo!
Nossa vida é única e especial, por isso devemos nos cuidar e buscar nossa saúde integral, afinal ninguém é responsável pela nossa felicidade além de nós mesmos. E ter a humildade de reconhecer que em alguns momentos precisaremos de ajuda, seja de um profissional da área de saúde ou de um amigo, também é um importante gesto de autocuidado e de maturidade.
Que possamos nos aperfeiçoar a cada dia nessa linda arte que é o autocuidado e a prática do amor próprio!
Tags: Autoconhecimento