All for Joomla All for Webmasters

Blog

Aprenda a dizer não

Muitas pessoas relacionam a permissividade, ou dizer sempre “sim” diante das situações e solicitações alheias, com bondade e proatividade, no entanto há o grande risco que esta postura acarrete em consequências negativas para a própria pessoa. Saber dizer “não” é extremamente necessário e saudável, visto que nem sempre (e talvez aqui possamos até dizer que muitas vezes) é de extrema importância nos posicionarmos frente as situações de forma contrária ou impondo limites às demandas alheias, visto que nem sempre vivenciamos uma mesma situação da mesma forma que o outro.

Ao dizer “não”, você não estará deixando de gostar ou mesmo de ser legal com o outro, mas estará priorizando a sua própria opinião e/ou necessidade, o que muitas vezes pode estar sendo negligenciado por quem lhe exige determinada postura. É muito importante pesar se o “sim” ou o “não” que estará emitindo respeita as suas próprias escolhas e também considera os seus limites e predisposições.

Podemos concluir que a dificuldade em dizer “não” relaciona-se, muitas vezes, à uma baixa autoestima, pois uma postura permissiva nos mostra uma necessidade de sempre agradar ao outro. A fantasia é de que, ao satisfazer as necessidades alheias, é mais provável que o outro goste de você. Mas essa necessidade de agradar aos demais também está associada, na grande maioria das vezes, a um desejo inconsciente que estes indivíduos têm de se sentirem amados e aceitos pelos demais, pois no fundo não é assim que realmente se sentem.

É muito importante que a autoestima e o amor próprio sejam trabalhados nos indivíduos que apresentam dificuldade em dizer “não”, bem como que sua opinião própria seja reconhecida e valorizada. A pessoa que é muito permissiva precisa se conhecer melhor e saber o que é prioritário para ela, o que não tem a ver com egoísmo, mas sim com saber colocar-se em primeiro lugar e bancar os seus desejos e necessidades.

É imprescindível exercitar a habilidade de dizer “não” em todos os âmbitos na vida. No ambiente de trabalho, por exemplo, saber se impor e defender o próprio ponto de vista é reconhecido, na maioria das vezes, como determinação e coragem, características admiradas dentro do meio corporativo. Em um relacionamento, ser honesto consigo e com o outro ao expor como se sente e pensa, possibilita uma interação verdadeira e mais profunda. É de extrema importância que se evite mentiras ou manipulações, pois isso acaba com a confiança e afasta as pessoas, então é melhor dizer um “não” com educação e explicando suas razões, do que inventar uma desculpa só para tentar agradar ao outro.

As pessoas que enfrentam dificuldade de se impor e de falar suas reais necessidades e opiniões, não desenvolveram esta característica deliberadamente. Normalmente elas desenvolvem essa característica como um mecanismo de defesa, que se aperfeiçoa ao longo dos anos, a fim de que se sintam mais amadas e aceitas, como já mencionado anteriormente neste texto. Reconhecer que se tem essa dificuldade e perceber os malefícios que ela pode estar causando é o primeiro passo para a mudança, porém sabemos que não é tão simples mudar um traço de personalidade. Buscar ajuda de um profissional qualificado, que possa ajudar a pessoa a entender e identificar melhor como esse mecanismo funciona nela, bem como os pontos a serem trabalhados para que melhore sua autoestima e autoconfiança, auxilia e muito no processo de mudança.

O psicólogo é o profissional mais capacitado a auxiliar nessa tomada de consciência e no processo de transformação pessoal, visto que sua formação é pautada no entendimento da mente e do comportamento humano. Ao longo do processo terapêutico, o profissional ajuda o paciente a identificar seus comportamentos disfuncionais e a pensar em maneiras mais adequadas de se relacionar, estabelecendo limites ao demais, agindo de forma mais coerente com seus reais desejos e respeitando a si mesmo.

Tags: Relacionamento, Autoconhecimento