Terceira Idade: entenda melhor sobre este importante período da vida
O período de vida intitulado Terceira Idade, também conhecido como Melhor Idade, inicia aos 60 anos em países em desenvolvimento e aos 65 anos para países desenvolvidos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A partir desta idade, as pessoas passam a ter direitos especiais na sociedade, como isenção de pagamento em transportes públicos e assistência social gratuita. Porém, ao completar o décimo sexto ano de vida, muitas pessoas não levam em consideração o lado bom que este ciclo também possui.
Estar na Meia Idade é, para muitas pessoas, uma coisa negativa e relacionada à debilidade. É comum ouvirmos pessoas dizerem que o termo recentemente proposto para falar deste período da vida, a Melhor Idade, é apenas uma tentativa de amenizar o peso desta fase, considerando-a algo boa quando, na verdade, não é bem assim.
Como tudo na vida, também a Terceira Idade tem seus prós e contras, ou seja, seus pontos positivos e os negativos. O envelhecimento, ainda mais na sociedade atual, costuma ser encarado como algo pejorativo, tanto que vemos cada vez mais alternativas médicas para “atrasar” seu percurso natural. E é claro que, com o passar dos anos, nosso corpo vai apresentando sinais de cansaço, seu ritmo tende a diminuir e a fisionomia transparece o tempo de vida que aquele ser humano já vivenciou.
Vale a pena lembrarmos, contudo, que envelhecer também é sinônimo de amadurecimento e, desde que saibamos levar a vida com consciência e aceitar a fase que nos encontramos, podemos vivê-la com sabedoria e felicidade. Na Terceira Idade, normalmente diminuímos a intensidade de trabalho, pois idealmente já construímos uma certa estabilidade que nos permite reduzir as atividades. Neste período de vida, temos a oportunidade de desenvolver outras habilidades, podendo dedicar maior tempo ao autoconhecimento e às pessoas que amamos.
Para que esta fase possa ser desfrutada e não represente, necessariamente, um período ruim, é de fundamental importância nos prepararmos para sua chegada. Isso significa termos cuidado com a nossa saúde, tanto física como mental, ao longo da vida. Aceitar que nosso corpo irá necessitar de maior repouso após uma certa idade também é fundamental, até para que possamos criar uma estrutura financeira para quando esta etapa chegar, fazendo economias e construindo um patrimônio que nos traga estabilidade.
Se encarada com o devido respeito e aceitação, a Melhor Idade pode, sim, ser prazerosa e bem aproveitada. Ao se colocar no lugar de quem quer compartilhar ensinamentos de vida, o idoso pode ser imensamente útil àqueles que o cercam e contribuir para a construção de um mundo melhor. Mas para isso, há que se ter consciência de que devemos ser exemplos vivos daquilo que pregamos. Como bem resumiu Gandhi nesta frase: “Seja a mudança que você quer ser no mundo”.
Tags: Família